Autoridades lamentam morte de Iris Rezende

0

Morte do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (MDB-GO) repercute, em especial, no meio político. Governador Ronaldo Caiado lamentou

Goiânia – Ocorrida nesta terça-feira (9/11), a morte de Iris Rezende Machado (MDB), de 87 anos, ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, repercute em especial no meio político. O atual governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), e o atual prefeito da capital, Rogério Cruz (Republicanos), usaram as redes sociais para lamentar o falecimento do político. O presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Romário Policarpo (Patriota), também publicou homenagem.

O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, também usou as redes sociais para homenagear Iris, a quem chamou de “o maior político de Goiás”. Ao Metrópoles, o ex-deputado federal disse ser um dia muito doloroso para Goiás. Para ele, Iris foi o grande líder popular do estado. “Foi o líder mais transformador e realizador”, disse. Daniel acrescentou o sentimento de gratidão dele, por ter convivido de perto e ter aprendido com Iris. “E um sentimento de gratidão, como de todos os goianos, por tudo o que ele fez pelo estado”.

Nacionalmente, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que o Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. “Iris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa. Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos”, destacou.

Figuras como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usaram as redes sociais para manifestar pesar pela morte de Iris.

“Iris Rezende é um exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil. Teve uma das mais longas trajetórias na vida pública da nossa história, atravessando 60 anos como vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Deixa um legado em Goiânia, em Goiás e no nosso país que supera as divisões políticas. Tive o prazer de ser seu amigo e compartilharmos encontros, conversas e projetos para melhorar a vida do povo do seu estado”, publicou Lula.

Outros que repercutiram a morte foram Gustavo Mendanha (sem partido), prefeito de Aparecida de Goiânia, e o ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).

Em nota à imprensa, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, também lamentou a morte de Iris Rezende, ressaltando que o político “sempre demonstrou sua lealdade aos princípios democráticos”.

“Goiás perde uma de suas lideranças mais expressivas e homem público reconhecido em todo o país, com atuação marcante na política e administração do Estado, que ficará perenemente na memória de todos os goianos. A sua história de vida e sua trajetória política confundem-se com a própria história recente do Estado de Goiás”, disse França.

Também por meio de nota, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) destacou que o político, “ao longo de sua trajetória política, foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por sua vez, destacou que o político “foi um parceiro na luta por uma sociedade mais justa e por condições de vida mais dignas às cidadãs e cidadãos goianos”.

A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, disse que Iris Rezende “sempre se mostrou um homem público à frente de seu tempo” e que ele “deixa um legado voltado à transformação social e, também, à realização de grandes obras”.

O corpo vai ser velado no Palácio das Esmeraldas, no centro de Goiânia. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Santana, na região do bairro de Campinas, também na capital do estado.

Um dos políticos mais conhecidos de Goiás, Iris Rezende é de Cristianópolis, que fica a 92 km da capital goiana. Trata-se da mesma cidade de Marília Mendonça, cantora goiana que morreu aos 26 anos em acidente aéreo em Caratinga (MG) na sexta-feira (5/11). A artista foi sepultada no último sábado (6/11) na capital goiana.

https://www.metropoles.com/brasil/politicos-lamentam-morte-de-iris-rezende-veja-repercussao

Share.

About Author

Comments are closed.