Câmara Municipal realiza Sessão Solene – Entrega de Honrarias 2016

0

No dia 01 de julho de 2016 , no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves”, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene – Entrega de Honrarias 201, com fulcro no artigo 63 do Regimento Interno, desta casa de Leis. as honrarias que foram entregues consiste em:

a) COMENDA MEDALHA MULHER DE DESTAQUE “FRANCISCA UMBELINA DE OLIVEIRA” – PROJETO DE DECRETO DE AUTORIA DA VEREADORA JEANE REZENDE FREITAS MOREIRA, PROMULGA VIA DECRETO Nº 26/2015 EM 10/11/2015.
A Comenda Medalha Mulher Destaque é conferida às mulheres que, pelos seus trabalhos, estudos e por sua dedicação no interesse do progresso do município de Mineiros-Go, fizeram a diferença nas áreas da política, justiça, educação, saúde, religião, assistência social e/ou empreendimentos empresariais, e que por consequência tenham-se tornado merecedoras desta manifestação honrosa . As nomeações das pessoas homenageadas são feitas por intermédio de Decreto Legislativo proposto por um vereador, observada a vedação de repetição de proponente, que após análise da Comissão de Constituição e Justiça, dará o parecer prévio, para posteriormente submeter sua provação por maioria qualificada de 2/3, conforme o art.15, XXI, LOM. FRANCISCA UMBELINA DE OLIVEIRA – Nascida em 17/01/1891, foi a terceira filha do casal Severino Teodoro Oliveira e Maria Cândida de Oliveira. Mais tarde, Francisca casou-se com Joaquim Clarimundo de Rezende (Coronel Mundinho) – filho mais novo de Coronel Carrijo, da referida união advieram doze filhos (onze in memorian),os quais podemos considerá-los como componentes da família pioneira e desbravadora de nosso município. 
Sua relevância foi notória no processo de “colonização” de nosso Mineiros, e juntamente com seus familiares também vieram os escravos, que por consequência, deram origem a nossa comunidade remanescente de quilombolas do Cedro. Ressalte-se que à época, Dona Francisca exercia importante papel social, sobremaneira para as mulheres, haja vista que era a guardiã das moças que aqui vinham estudar. Para além de toda contribuição histórico-cultural deixada por Francisca Umbelina, habita entre nós, uma componente de sua árvore genealógica, a Srª. Eudoxia Francisca de Rezende Cunha que será uma das homenageadas da noite.

b) COMENDA MEDALHA “RAUL BRANDÃO DE CASTRO” – PROJETO DE DECRETO DE AUTORIA DO VEREADOR WASHINGTON LUÍS ALVES DA COSTA,PROMULGA VIA DECRETO Nº 05/2013 EM 15/08/2013.
A comenda Medalha Raul Brandão de Castro é conferida a cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes e incontestáveis bons serviços em sua área de atuação e os serviços indistintamente em benefício dos cidadãos, ou atendidos a manifesto interesse público.
RAUL BRANDÃO DE CASTRO – É natural da Cidade de Riacho de Santana, no Estado da Bahia, veio para o Estado de Goiás em 1945, domiciliando na cidade de Mineiros, onde se casou com Eunice Maria Rezende Castro, e desta união nasceram os filhos: Jane, Márcia (in memoria) e o ex-vereador Sávio Rezende Castro. Raul foi comerciante, fundador do CDL local e Prefeito de Mineiros por duas legislaturas (1969/1973 e 1978/1982). Deste modo, Raul fez jus a institucionalização da Comenda Medalha que leva seu nome.

C) TITULO DE CIDADÃO MINEIRENSE – PREVISTO NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, ART. 14 , INCISO XXI O TÍTULO DE CIDADÃO – É uma honraria de adoção oficial, concedida à pessoa que passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa importante para nossa terra natal. Mesmo que o homenageado não tenha nascido ou não resida no Município de Mineiros, a homenagem lhe é concedida, uma vez que este labutou no município e para o município, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais. Logo, mostrou seu interesse na defesa do povo Mineirense, que em reconhecimento por intermédio de seus representantes, lhe concedeu tal cidadania.


Share.

About Author

Comments are closed.