Fé movimenta e dá força aos romeiros na Festa de Trindade

0

Festa do Divino Pai Eterno vai até o próximo domingo (2/7).

A Festa do Divino Pai Eterno movimenta milhares de fiéis e é celebrada há mais de 170 anos. Nesse ano, a expectativa é que mais de 2,5 milhões de pessoas passem por Trindade, motivadas pela fé, cumprindo promessas e até mesmo para fazer compras.

A devoção ao Divino Pai Eterno teve início em torno de 1840, quando o casal de agricultores, Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, estavam trabalhando no campo e encontraram algo que mais parecida uma pedra. Ao ver melhor o que era o objeto, perceberam que era um medalhão de barro, onde estava representada a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. O casal e seus familiares começaram a rezar diante do medalhão, a notícia se espalhou e, aos poucos, pessoas de diversos lugares passaram a ir até o local, atualmente, Trindade, para rezar junto à Santíssima Trindade.

Com o passar do tempo e o aumento do número de pessoas indo ver o medalhão e fazer suas preces, Constantino Xavier foi a cavalo até Pirenópolis (GO), a mais de 120 km de distância de Trindade, para encomendar uma réplica, em tamanho maior, da figura estampada no medalhão encontrado. No entanto, o artista plástico Veiga Valle fez uma escultura em madeira, de aproximadamente 30 cm e que está à mostra na Igreja Matriz de Trindade. Sem dinheiro para pagar pela obra, o agricultor deixou o próprio cavalo em troca da Imagem e voltou a pé para Trindade. E assim se iniciou a tradição de ir a pé, a cavalo ou de carro de boi para Trindade.

Um dos pontos altos da programação é o tradicional Desfile de Carros de Boi, cavaleiros e muladeiros que é realizado há mais de 50 anos. Famílias saem de suas cidades com direção à Trindade, percorrendo grandes distâncias, como o Hélio Mariano, 68 anos, que há 12 anos reúne a família e os vizinhos para sair de Vianópolis (GO) com os carros de boi. Eles andam 210 quilômetros, durante oito dias, para chegar até a Capital da Fé e participar das missas, novenas, procissões e do Desfile de Carros de Boi.

Share.

About Author

Comments are closed.