Mineiros perde Dr. Filgueiras um ícone da medicina do Centro Oeste

0

Depois de um período de internação no Hospital Samaritano de Mineiros – GO, do qual foi um dos seus fundadores, faleceu na noite de ontem (07) Dr. Francisco Filgueira Júnior “ Dr. Filgueiras”- pai da medicina, como era carinhosamente chamado, casado com Dona Eduarda, pai de Daniel (in memoriam), Eduardo e Drª Norma e deixa 4 netos.

Dr. FRANCISCO FILGUEIRAS JÚNIOR (CRM 367): Nascido na Vila de Faria Lemos, no município de Carangola, em Minas Gerais, Francisco Filgueiras Júnior completaria 92 anos de idade em o8 de dezembro. Filho de Francisco Gonçalves Filgueiras e Marieta Campos Filgueiras, ele foi aprovado no vestibular para medicina aos 18 anos de idade, tendo ingressado na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Durante sua vida acadêmica, se esforçou para acompanhar o máximo de especialidades, pois sempre teve o pensamento de exercer a medicina no interior do Brasil e sabia esse conhecimento seria fundamental nessa região. Formou-se em 1948, aos 24 anos. Após a formatura, pediu demissão dos dois empregos que tinha conseguido por concurso no Instituto de Pediatria e no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Junto com o colega médico Suhail Rahal, mudou-se para Mineiros, no sudoeste goiano, em busca de seu sonho de trabalhar no interior do País. A cidade era totalmente carente de recursos médicos, mas os jovens e determinados profissionais criaram ali o Hospital Samaritano, onde Francisco Filgueiras Júnior atuou diariamente. Ele foi um baluarte do município de Mineiros, não apenas na medicina, pela qual era apaixonado. Ao lado dos seus grandes amigos e parceiros Dr. Demilson e Dr. Carlos, trabalhou salvando até próximo de sua despedida.

Como visionário que era Dr. Filgueiras foi o idealizador e fundador da primeira cooperativa, idealizador da CDL Mineiros, como homem temente a Deus em forma de gratidão foi um dos criadores da Igreja Presbiteriana de Mineiros, ainda com sua visão além do seu tempo foi também um dos principais incentivadores de Mineiros, na área da produção rural inclusive tendo suas propriedades rurais.

Outra grande paixão deste grande homem era a educação, além de ser um dos fundadores do Instituto Erasmo Braga, também ao lado do Idealizador da FIMES, Dr. Walter Chaves Marinho e do então prefeito Erasmo Rodrigues de Souza (Nico), Dom Eric James e outras lideranças, fundou a primeira faculdade de Mineiros e em uma das entrevistas concedidas ao site contato 10, Dr. Filgueiras disse que sempre teve a visão de que Mineiros se tornaria um polo educacional de terceiro grau, podendo ser comparado com um grande centro industrial que gera muitos empregos e riquezas para o município, mas com o diferencial que não polui e torna seu povo ainda mais instruído através da educação.

No lançamento do curso de medicina da UNIFIMES, o repórter Oscar Rodrigues perguntou a Dr. Filgueiras como ele avaliava mais aquele momento histórico em sua vida e que se confunde com a história de Mineiros, veja o vídeo deste momento histórico:

[youtube]https://youtu.be/ZAC8063ccV4[/youtube]

O corpo de Dr. Filgueiras está sendo velado na Igreja Presbiteriana de Mineiros, à Praça Deputado José de Assis e o sepultamento será às 17h00 de hoje.

A prefeitura de Mineiros decretou luto oficial de 3 dias em homenagem ao Dt. Filgueiras.

Share.

About Author

Comments are closed.