Uma jaguatirica foi resgatada da despensa de uma casa e solta em uma área de preservação ambiental em Mineiros, no sudoeste de Goiás.

0

Uma jaguatirica foi resgatada da despensa de uma casa e solta em uma área de preservação ambiental em Mineiros, no sudoeste de Goiás.

Imagens feitas pelo professor e biólogo Airton Katsuyama, que voluntariamente buscou e liberou o animal, mostram o momento que o felino volta à natureza.

O resgate foi realizado na manhã de sexta-feira (16), em um imóvel no perímetro urbano de Mineiros. Segundo Airton, a moradora da casa em que a jaguatirica entrou ouviu o cachorro latindo insistentemente para o cômodo.

Quando ela verificou, achou que tratava-se de um gato do mato e chamou o especialista para resgatá-lo com segurança. “Fui chamado para resgatar um gato do mato que adentrou numa residência na cidade. Quando fui resgatar, identifiquei que era uma jaguatirica adulta”, contou o biólogo. Airton conta que o resgate foi rápido. “Geralmente em captura de felinos é necessária a sedação, porque é muito perigoso. Mas nesse caso foi tudo muito rápido, ela já estava em um cantinho, era só colocar a gaiola e tocá-la”, detalhou.

De acordo com Airton, a gaiola em que o felino foi capturado foi aberta na mata. Eles esperaram que ele, voluntariamente, saísse e voltasse à natureza, o que levou cerca de 30 minutos. Segundo o biólogo, o animal é um macho adulto, estava saudável, sem ferimentos e foi levado para uma área de preservação ambiental na cidade com cerca de 40 mil hectares. Fundador do Instituto Ayumi Aventureira – uma ONG que trabalha pela preservação ambiental – o biólogo tem experiência no trato com animais e ajuda diariamente moradores da cidade com esse tipo de resgate.

Share.

About Author

Comments are closed.